Nossa Missão e Visão de Futuro:

O Forno é uma (des) Incubadora de Empreendimentos Criativos & Escola de Planejamento e Gestão de Projetos: nossa missão é ajudar pessoas e empreendimentos criativos a tirar idéias do papel, sonhos da cabeça e projetos do Forno!

Nossa visão de futuro é tornar-se referência estadual na área do planejamento e gestão cultural, até 2024, fortalecendo as economias criativa, colaborativa, compartilhada e solidária na cidade de São João del-Rei e na região do Campo das Vertentes gerando emprego e renda criativa.

Equipe | Quem somos?

Pedro Lago, fundador do Forno, é produtor cultural, poeta, compositor e músico independente desde 2010. É mentor de planejamento e gestão de projetos com o método TEvEP, graduado instrutor 'avental preto' na turma 59 da HomoSapiens Escola de Planejamento (2015). Atualmente é graduando em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo Cultural na Universidade Federal de São João del-Rei. Diretor de planejamento do Instituto Spix & Martius e co-idealizador da MUSIK-Expedition: Expedição Musical (2016-2019), um festival internacional fruto de um programa de intercâmbio e residência artística. Ex-empregado público na Caixa Econômica Federal, é pesquisador autodidata de Economia Criativa desde 2013, quando pediu exoneração e fundou sua própria empresa: a (des) incubadora de projetos, o Forno.


Jéssica Bento (@jessicadecassiabento) é saxofonista desde os 14 anos e atualmente se aventura no mundo da produção. Produtora Cultural e Gestora de Projetos formada em cursos como o de Produção Cultural pelo Grupo Ponto de Partida e cursos livres com Rômulo Avelar, Marcos Portinari, Marcio Brant e outros. É graduanda em licenciatura musical pela UFSJ em São João de-Rei onde mora há quase 4 anos. Nos palcos atua como instrumentista na UFSJazz Big Band, em Blocos de Carnaval e Batucadas femininas, e nos bastidores atua em trabalhos em parceria com artistas de MG das mais variadas categorias artísticas e grupos de trabalho, colaboradora d’O Forno desde a primeira edição do FEMAVe, em 2019.

João V. Bessa (@bessismos), redator do FEMAVe, é jornalista e compositor fluminense de 23 anos, nascido na cidade de Cordeiro. Desde a adolescência dedica-se à música e ao jornalismo. Radicado em Minas Gerais há cinco anos, é jornalista recém-formado pela UFSJ tendo experiência como colunista, repórter e redator com experiência nas editorias de Cultura, Esportes, em divulgação científica e assessoria de imprensa. Como músico, apresentou-se em sua cidade natal entre os 12 e os 16 anos e, já em São João del-Rei, apresentou-se ao lado de Isis Ferreira no show "Pretuminância" e prepara seu primeiro lançamento solo. Na equipe d’O Forno desde fevereiro de 2021, quando foi redator do FPGC, Fórum de Planejamento e Gestão Cultural, também realizado com o apoio da LAB.

Valdir S. Santos Júnior, o "Monge" (@monge1848) tem 36 anos, pai, artista visual e horticultor, trabalha com arte desde 2007, tendo como principal marca de sua pesquisa o grafite e a transformação da paisagem urbana. Atuou em diversas comunidades da periferia de São Paulo, realizando intervenções e oficinas em ocupações, universidades, áreas de conflito e em unidades da Fundação Casa. Em Minas Gerais desde 2015, atuou em diversas frentes como o Cine Auau, o Movimento Okupa, e é criador do Sarau Nômade. Graduando em História, idealizou e Coordenou o "Fórum de Arte Urbana das Vertentes", realizado em parceria com a UFSJ, que deu origem ao LAP! Laboratório de Arte Pública. Membro fundador do Coletivo Café, que atua na recuperação de um importante equipamento cultural da cidade de Poço Fundo, onde é também Coordenador do projeto Atelihorta pela Coopfam. Na equipe do FEMAVe desde a primeira edição, foi responsável pela criação da marca do festival este ano.

Marcio A. S. Loureiro Jr. (@designmarciol) é designer, bartender e produtor de eventos, carioca, nasceu em Niterói e viveu durante a fase da adolescência em São João del-Rei, cursou o segundo grau no instituto Auxiliadora, e em seguida, Comunicação Social na Universidade Cândido Mendes (RJ). Hoje, atua em São Paulo como Coordenador de Eventos e é Líder de Bar em um dos maiores grupos do pais. Na equipe d'O Forno desde fevereiro deste ano, Marcio é o responsável pela coordenação de comunicação com a mídia e demais stakeholders.

O Forno | Parceiros:

ERA Agência:

A ERA - Empório de Relacionamentos Artísticos (@era.agencia), liderada por Thiago Coelho, com sede em São João del-Rei, é uma agência de comunicação completa e produtora de áudio visual com grande atuação em projetos e eventos culturais. No FEMAVe, foi responsável pela transmissão ao vivo da cerimônia de abertura, pela criação e desenvolvimento do site, identidade visual e pela gestão de conteúdo das redes sociais.


El Nino - Studio e Lab! Criativo:

Dirigido pela dupla Leonardo Avelar e Juliano Pires, o El Nino - Studio e Lab! Criativo (@elnino_estudioelabcriativo) fica localizado em São João del-Rei. O El Nino oferece sala equipada com bateria acústica completa, amplificadores, caixas acústicas, microfones, estantes de partitura, além de outros acessórios e instrumentos em ambiente climatizado. O El Nino é parceiro do FEMAVe e foi responsável pelo tratamento das músicas finalistas.