No Forno

Confira os próximos eventos e projetos saindo do Forno...

7a edição: Expedição Musical Digital

Entre 15 de outubro de 15 de dezembro, a quinta edição da MUSIK-Expedition: Expedição Musical propõe a formação de um coral virtual, bem como oficinas, masterclasses e apresentações, propondo um percurso formativo e um intercâmbio de experiências e práticas. Desde sua criação, em 2016, a Expedição Musical conta com o apoio do Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), além da ativa participação de músicos, estudantes e professores convidados das instituições parceiras como a Universidade de Koblenz-Laudau e Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Embarque você também nessa expedição, acesse o site do Instituto.

Cine no Muro

Criado em 2013, o Cine no Muro é realizado de forma independente desde sua criação. O projeto promove exibição de cinema mudo com criação da trilha sonora ao vivo em espaços urbanos e em escolas públicas. Em breve, num muro ou escola pública municipal mais perto de você!


Entre 22 e 24 de fevereiro de 2022, o Fórum de Planejamento e Gestão Cultural (FPGC), um evento realizado para promover o debate sobre os desafios e oportunidades para artistas e trabalhadores da cultura de São João Del Rei e do mundo nos próximos anos.

Na programação do Fórum estão previstas oficinas e grupos de trabalho além de um seminário com palestras, mesas redondas e rodas de conversa com pesquisadores e palestrantes de relevância internacional, lideranças e agentes culturais locais.

Saiba mais no site do FPGC.Fórum

O Festival de Música Autoral das Vertentes FEMAVe 2021 foi um tremendo sucesso! Ao longo da semana, entre 12 e 19 de junho, foram mais de 18.000 acessos ao site oficial do festival e mais de 40.000 votos registrados pelo júri popular. Quanto ao número de músicas inscritas, na primeira edição em 2019 o festival recebeu 39 inscrições. Desta vez, o número de inscrições quase triplicou, chegando a 114 inscrições recebidas. Aumente o volume e acesse o site: https://femave.art.br/

Banco Comunitário de Desenvolvimento da Cidade dos Sinos

O Banco de Desenvolvimento da Cidade dos Sinos, Comunitário e Popular, propõe a criação de uma moeda social e digital. Inspirado no programa pioneiro de renda básica e auxílio emergencial com moeda complementar digital que tem chamado a atenção do mundo para o município de Maricá/RJ. Com a utilização das novas tecnologias, o Banco Comunitário distribui o benefício em uma moeda social e digital: as Badaladas.

A Memorável Fábrica de Projetos

Na programação da capacitação, estão previstas 7 oficinas que, juntas, compõem um percurso formativo completo que capacita o agente cultural a idealizar, planejar, captar e gerir recursos, formar parcerias e executar seus projetos com excelência. A formação é divida em 7 módulos: Idealização, Pesquisa e Desenvolvimento, Planejamento, Captação, Produção/Gestão, Execução e Avaliação/Celebração.