Treinamento Artestrategista Social

TREINAMENTO ARTESTRATEGISTA SOCIAL | TAS

A EFAS (Escola de Formação de Artestrategistas Sociais) e a CISCO (Central de Inteligência Socio CoCriativa) convidam artistas, produtores culturais e lideranças das Organizações da Sociedade Civil de São João del-Rei para o TAS: o Treinamento Artestrategista Social, oferecido pela Escola de Formação de Artestrategistas Sociais (EFAS)

Treinamento Artestrategista Social

Sabia que sua criatividade pode ser sua melhor aliada ou pior inimiga?! Sem metodologia, método e um motivo bem definido todo esse potencial pode se tornar destrutivo... Quer conhecer uma ferramenta para gerir melhor o tempo, a energia e a informação?

Conheça um jeito simples de tirar seus projetos do Forno! Um passo-a-passo para retirar suas ideias da cabeça, sonhos do papel e projetos do Forno! Faça parte da Escola de Formação de Artestrategistas Sociais!

Vou apresentar-lhes o modelo de negócios da EFAS: Escola de Formação de Artestrategistas Sociais, a proposta pedagógica da Escola e do seu treinamento, o TAS: Treinamento Artestrategista Social.

Desenvolvemos um treinamento e uma ferramenta de planejamento e gestão de projetos, mixando e masterizando algumas das melhores tecnologias e metodologias que nós aprendemos, aplicamos e ensinamos ao longo desta jornada de 9 anos na estrada da pesquisa, do ensino e da produção e gestão cultural.

PRA QUÊ?

O Forno, enquanto escola, visa articular lideranças e inteligências interessadas em embarcar competências e ampliar a nossa capacidade coletiva de pensar e agir, enfrentando os desafios e aproveitando as oportunidades que o momento nos apresenta. A expectativa é que, ao final da formação, os participantes tenham em mãos seu planejamento estratégico individual e coletivo. O percurso formativo propicia a formação de parcerias e a colaboração entre as inteligências criativas participantes na co-criação dessas soluções e oportunidades emergentes. Esta formação emana da necessidade de nos capacitarmos enquanto indivíduos e coletivos para a gestão de nossos empreendimentos criativos e viabilização de nossas iniciativas.

PRA QUEM?!

Você sabia que, de acordo com um estudo de 2016 da OCDE, cerca de 65% das crianças nascidas hoje seguirão suas carreiras em profissões que ainda não existem? Se você acredita que é possível transformar a realidade e gerar desenvolvimento econômico e humano por meio da promoção da arte e da cultura... Se deseja implementar projetos e ações sustentáveis financeiramente que gerem impactos positivos nas dimensões social, ambiental e cultural... E se deseja desenvolver suas habilidades artísticas e aprimorar suas competências técnicas e pensamento estratégico, você tem todos os requisitos para tornar-se um Artestrategista Social, uma profissão do futuro no presente.

COMO?

Com carga horária de 3 horas e meia (210 minutos) de atividades práticas de aplicação do conteúdo em projetos reais dos participantes, esta formação irá apresentar uma caixa de ferramentas e metodologias que podem lhe auxiliar no planejamento e gestão do tempo, da energia e da informação, ampliando a sua qualidade de vida e a qualidade de seus eventos profissionais, sociais e pessoais.


O CONTEÚDO: uma caixa de ferramentas e metodologias

Os 7 níveis da formação são: Idealização, Pesquisa e Desenvolvimento; Planejamento; Captação; Formação de Equipe; Produção e Gestão; Avaliação e Celebração.

A Caixa de Ferramentas do Artestrategista Social


O Treinamento Artestrategista Social


Livro Didático da Formação de Artestrategistas


O Problema | Por quê?

São João del-Rei possui mais de uma centena de instituições do terceiro setor (ligadas à cultura, educação, saúde e assistência social) , além de uma população dotada de enorme potencial criativo. Porém, este potencial não se traduz em resultado ou desenvolvimento econômico, cultural e social para a cidade, devido a falta de capacitação para elaboração de projetos, captação de recursos e gestão de pessoas.

Nossas pesquisas mostraram que 9 em cada 10 instituições do terceiro setor locais (associações, cooperativas, fundações) não possuem um setor dedicado a gestão de projetos, tampouco um profissional dedicado à função. A quase totalidade das entidades não utilizam nenhum tipo de metodologia ou tecnologia que os auxilie na gestão de seus projetos. Resultado: a maioria esmagadora entidades e organizações ligadas a arte e cultura na cidade estão carentes de profissionais com competência e habilidade de elaboração, execução e gestão de projetos que gerem engajamento, trabalho e renda criativa para seus associados.

As lideranças do terceiro setor ficam isoladas e imobilizadas nos cargos de diretoria e realizam um enorme esforço apenas para manter as entidades vivas e funcionando minimamente. Carentes de projeto, metodologia, tecnologia e capacitação de suas lideranças para gestão da organização, as entidades não conseguem de fato atingir as audaciosas metas e objetivos de seus abrangentes estatutos.

Daí, detectamos a necessidade desta formação de "artestrategistas sociais" e da criação de uma central de inteligência ou incubadora de projetos do terceiro setor (ver mais sobre a Central de Inteligência SocioCoCriativa, CISCO, clicando aqui). A CISCO e a EFAS convidam a todes interessades em tornar-se Artestrategistas Sociais para este treinamento. Idealizado para incentivar talentos artísticos, competências técnicas e estratégicas, espírito colaborativo, pensamento sistêmico e aquele sentimento de que "é possível transformar a realidade e gerar desenvolvimento econômico e humano por meio da promoção da arte, da cultura, criando uma economia regenerativa, criativa e solidária!"

A oportunidade

Enquanto os recursos para editais de fomento a cultura vem minguando nos últimos anos, o volume de recursos para desenvolvimento e aceleração de startups e negócios de impacto socioambiental vem crescendo. As empresas estão cada vez mais conscientes das responsabilidades de seu negócio com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social. As OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que desenvolverem projetos e ações alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável possuem mais chances de captar recursos para fomento de seus projetos e manutenção de suas entidades. Pensando nisso, o Forno criou a EFAS, Escola de Formação de Arte-Estrategistas Sociais que oferece o TAS: Treinamento Artestrategista Social.

Objetivo Geral

  • O que? Oferecer, para todo o terceiro setor, um curso intensivo de planejamento com 3 horas de duração, focado na elaboração de um projeto e um plano de trabalho da instituição para 2022

  • Para que? Com o objetivo de desenvolver as competências técnicas, artísticas e de liderança, aprimorando a habilidade de planejamento e gestão de projetos no terceiro setor.

Objetivos Específicos

  • Capacitar 160 lideranças de instituições do terceiro setor local para elaboração dos planos de trabalho da instituição

    • ( sendo 90 lideranças de instituições convidadas e 90 artistas, produtores e gestores culturais interessados, mediante inscrição gratuita )

  • Formar 10 turmas com em média 16 participantes

  • Elaborar um projeto / plano de trabalho (com excelência) em 2 horas e 30 minutos de atividade / capacitação

PÚBLICO ALVO

Pessoas que tenham interesse em colaborar para o desenvolvimento da arte, da cultura, do turismo e da economia de seu território.


EXPECTATIVAS

  1. Formar artestrategistas sociais, especialistas em planejamento e gestão de projetos sociocriativos

  2. Capacitar e desenvolver a habilidade de planejar, gerir e executar seus projetos

  3. Apresentar a nossa ferramenta e metodologia (caixa de ferramentas do produtor e gestor cultural)

  4. Teoria e prática: promover atividades práticas de aplicação do conteúdo em projetos reais dos participantes

  5. Ser lúdico, divertido, prazeroso, coeso, curto e grosso. Ao final, o participante tem em mãos seu planejamento estratégico pessoal e profissional.

  6. Promover um desafio/vivência/prova final: a transformação de um sonho coletivo em um projeto colaborativo

  7. Despertar o interesse nos participantes em fazer outros cursos e continuar se capacitando


COMO?

Toda a formação será realizada ao vivo por videoconferencia. Para participar é necessário ter 1 celular ou computador conectado à internet (wifi) e o aplicativo Zoom instalado.


O TAS, oferecido pela EFAS, trata-se do treinamento fundamental, o nível 0, dedicado a introdução na Escola. Um encontro ao vivo (virtual ou presencial) de 3h30 de teoria e prática que desenvolve a habilidade de idealizar e planejar projetos, captar e gerir recursos, formar parcerias, identificar problemas, desenvolver soluções, atender demandas coletivas, realizar sonhos e executar projetos pessoais, profissionais ou comunitários. A formação ensina a utilizar a ferramenta pedagógica da Escola, batizada de Formidável Fábrica de Futuros e é divida em 7 tópicos: Idealização, Pesquisa e Desenvolvimento, Planejamento, Captação, Produção/Gestão, Execução e Avaliação/Celebração. A formação está prevista para acontecer entre dezembro 2021 e fevereiro de 2022.

Introdução ao treinamento da Escola de Formação de Artestrategistas Sociais:

Introdução ao módulo 1, capitulo 1: Sonhar... INTRODUÇÃO

Introdução ao módulo 1, capítulo 2: Diagnosticar... DRAGON DREAMING

Introdução ao módulo 1, capítulo 3: Planejar...

Introdução ao módulo 1, capítulo 4: Desaprendendo...

Introdução ao módulo 2, capítulo 5: A DIMENSÃO CULTURAL

Introdução ao módulo 2, capítulo 6: A DIMENSÃO AMBIENTAL

Introdução ao módulo 2, capítulo 7: MAPEANDO A DIMENSÃO AMBIENTAL

Introdução ao módulo 2, capítulo 8 | MAPEANDO A DIMENSÃO AMBIENTAL

Introdução ao módulo 2, capítulo 9 | A DIMENSÃO FINANCEIRA (O TEMPO, OS RECURSOS MONETÁRIOS E NÃO-MONETÁRIOS)

Introdução ao módulo 2, capítulo 10 | CONSTRUINDO INDICADORES, MÉTRICAS E RESULTADOS EM 4D

Introdução ao módulo 3, capítulo 11 | O TEvEP

Introdução ao módulo 3, capítulo 12 | MAPEANDO MEU USO DO TEMPO

Introdução ao módulo 3, capítulo 13 | TRAÇANDO MINHA TIMELINE / LINHA DO TEMPO

Introdução ao módulo 3, capítulo 14 | DANDO UM ZOOM NO TEMPO

Introdução ao módulo 15

Introdução ao módulo 16

Introdução ao módulo 17

Introdução ao módulo 18

O Treinamento Artestrategista Social | TAS | nivel 3: (4h) Introdução: minicurso intensivo, online e ao vivo!

O Treinamento Artestrategista Social | TAS | nivel 4: Treinamento TelePresencial (8h): Ao vivo, por videoconferência (Zoom)!

O Treinamento Artestrategista Social | TAS | nivel 5: Treinamento Híbrido: Presencial, Ao Vivo e Online

CISCO: Central de Inteligência SocioCoCriativa - nivel 6: Formação Profissional

Laboratório de Artestrategistas Sociais- nível 7: Especialização / Imersão

Treinamento em Artestrategista Social - nível 8: Atua na formação de novos Artestrategistas

Conheça a nossa Ferramenta Pedagógica e Material Didático

FFF 24112021.pdf

Metodologia Auxiliar


Em Parceria | Instituições Convidadas

  • Adro Galeria

  • Arte em Estanho

  • Ass. Congadeiros do Rio das Mortes

  • Ass. dos Artistas Culturais da Microrregião das Vertentes

  • Ass. dos Guias Turisticos

  • Associação Afrobrasileira Casa do Tesouro -

  • Associação Amigos de São João del-Rei

  • Associação Cultural Mucambo

  • Associação das Escolas de Samba Blocos e Ranchos . Aesbra

  • Associação de Congado Santa Efigênia

  • Associação de Congado São Benedito e São Sebastião

  • Associação do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes

  • Associação dos Amigos do Museu Regional de São João del-Rei - AMAREI

  • Associação dos Blocos e Bandas de São João del-Rei

  • Associação dos Catadores de Material Reciclável . ASCAS

  • Associação Palavra Bem Dita

  • Associação Tapetes na Rua . ATR

  • Atitude Cultural Projetos e Responsabilidade Social

  • Banda de Música Theodoro de Faria

  • Banda Municipal Santa Cecília

  • Banda Salesiana Meninos e Meninas de Dom Bosco

  • Banda Sinfônica do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

  • Capoeira Gerais

  • Centro de Referência Musicológica José Maria Neves - CEREM

  • Companhia Teatro da Pedra

  • Congado de Maria

  • Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier

  • Corporação de Artesãos de São João Del-Rei - Bárbara Bella artes e artesanatos

  • E.S. Bem Viver

  • Folia de Reis de Mulheres Vila Jardim São José

  • Folia de Reis de São Gonçalo

  • Folia de Reis do Matias

  • Folia de Santos Reis de Barroso

  • Grêmio Recreativo Escola de Samba Bate Paus

  • Grupo Arte pelo Monte

  • Grupo de Inculturação Afro-descendentes Raízes da Terra

  • Grupo Teatral Senhor dos Montes . GRUTSEM

  • Lendas São-joanenses

  • MGRV - Movimento gay da região das vertentes

  • Mocidade Independente de Santo Antônio

  • Orquestra Lira Sanjoanese

  • Orquestra Popular Livre

  • Orquestra Pró-Arte Jovem . OPA Jovem

  • Orquestra Ribeiro Bastos

  • Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei

Apoio

Realização

Quem somos?

O Forno é uma (des) Incubadora de Empreendimentos Criativos & Escola de Planejamento e Gestão de Projetos: nossa missão é ajudar pessoas, coletivos e empreendimentos criativos a tirar idéias do papel, sonhos da cabeça e projetos do Forno! Nossa visão de futuro é tornar-se referência estadual na área do planejamento e gestão cultural, até 2024, fortalecendo as economias criativa, colaborativa, compartilhada e solidária na cidade de São João del-Rei e na região do Campo das Vertentes gerando empregos e renda criativa.

Equipe e Parceiros:

  • Direção Executiva: Pedro Lago

  • Direção Administrativa: Jéssica Bento

  • Direção Financeira: NTW Contabilidade

  • Coordenação de Engenharia de Produção Cultural: Maria Cecília Beraldo

  • Coordenação de Relacionamento: Lucio Barreto de Almeida

  • Coordenação de Comunicação: João Vitor Bessa

  • Assessor de Imprensa: Marcio A.S. Loureiro Jr.

  • Coordenação de Imagem: Valdir Siqueira Jr.

  • Designer: Pedro Baumgratz

  • Programador: Bernardo Berg

  • Produção Audiovisual e Socialmedia: ERA Agencia